Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]
A medicina veterinária é a ciência médica que se dedica à prevenção, controlo, erradicação e tratamento das doenças, traumatismos ou qualquer outro agravamento da saúde dos animais, além de se debruçar ainda sobre o controlo da sanidade dos produtos e subprodutos de origem animal para o consumo humano. É uma ciência médica que busca assegurar a qualidade, quantidade e segurança dos alimentos de origem animal com destino ao consumo humano, através do controlo da saúde dos animais e dos processos que visam obter os seus produtos.
O médico veterinário exerce ainda a sua atividade clínica em animais de companhia, de cativeiro e exóticos, diagnosticando a etiologia dos processos mórbidos, prescrevendo a terapêutica adequada e elaborando corretamente um esquema profilático. Outra atividade clínica incide nas espécies de vocação zootécnica e nas de recreio e desporto, relevante não apenas na economia das explorações, mas também em saúde pública.
A Tecnologia Alimentar, a Inspeção Sanitária no domínio da Segurança Alimentar permitem o acompanhamento do produto desde a produção ao consumo, assegurando a qualidade higieno-sanitária e alimentar do produto final. Estas áreas e tantas outras relacionadas como a biotecnologia e o diagnóstico, a polícia sanitária e a epidemiovigilância, são imprescindíveis à intervenção do Médico Veterinário.
Os médicos veterinários exercem a sua atividade nos seguintes locais e especialidades:
- Consultórios, clínicas e hospitais veterinários;
- Entidades públicas (DGV, ASAE,…);
- Indústria alimentar;
- Sector da distribuição de alimentos;
- Restauração e Catering;
- Laboratórios de controlo de qualidade de produtos alimentares;
- Laboratórios de análises e diagnóstico;
- Empresas de biotecnologia;
- Empresas de nutrição animal;
- Empresas farmacêuticas;
- Universidades e centros de investigação.