Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]
Faça chegar até nós as suas fotos e vídeos para publicarmos neste local.
Poderá informar-se aqui sobre a aplicação "DESCOBRIR BAIÃO"
Esta aplicação desenvolvida pela empresa baionense Globalang permite acompanhar toda a atualidade do Município de Baião, incluindo eventos e pontos de interesse turísticos, gastronómicos e culturais.
Com "Descobrir Baião" pode ter acesso a notícias, agenda de eventos, galerias de imagens e de vídeos, informações ao nível do alojamento e restauração e de pontos de interesse patrimoniais. (Fonte: Município de Baião)
Agradecemos desde já ao projeto "Sentir Baião" e à Susana Luzir, pela colaboração prestada e pelas fotos e vídeos que gentilmente nos disponibilizaram.
Baião tem um dos melhores locais para apreciar o rally Portugal e para o turismo de natureza.
CONHECE O CASTRO DO CRUITO DO GÔVE?
Um dos belíssimos locais históricos da nossa Freguesia do Gôve - Baião.
O Castro do Cruito é um dos diversos castros existentes no Concelho (Santiago, Castro, Castelo, Portomanso, entre outros), típicos da época castreja.
O Castro do Cruito é um dos mais estudados no âmbito Concelhio e fica localizado na freguesia do Gôve, do concelho de Baião, distrito do Porto. É um antigo reduto defensivo com uma excelente situação geográfica, cuja ocupação remonta ao século I d.C., tendo posteriormente ali vivido uma comunidade mourisca. Resa a lenda que a mina das mouras terá um tesouro escondido e encolhe quando se tenta lá entrar.
Erguendo-se a partir da margem esquerda do vale do Rio Ovil, estamos perante um reduto defensivo de excelente implantação topográfica, ocupando a coroa de um outeiro cónico que ainda hoje sobressai desde as margens do rio, sendo possível ser observado da estrada nacional n.º 321 (Eiriz - Gôve - Campelo - Baião), próximo da Adega Cooperativa de Baião e da Escola "Primária" do Barreiro - Gôve.
No Castro do Cruito, sobressaem vestígios de muralhas, de um fosso, assim como de diversas casas de planta circular e rectangular. O variado espólio descoberto, habitualmente designado de “castrejo”, inclui talhas, recipientes de cozinha (com sinais de terem ido ao lume), fíbulas de bronze, diversas cerâmicas, contas de colar e moedas de prata que se encontram conservadas no Núcleo Arqueológico de Baião.
Aparenta ser legítimo afirmar que o esforço de Romanização coincidiu, na bacia do Douro, com o final do Império e estaria essencialmente associado à produção de azeite e vinho. O Povoamento Castrejo estava, assim, concentrado nas vertentes próximas do Douro em cabeços de média altitude e em nítida oposição ao que se passava com os povoamentos pré-históricos concentrados em zonas planálticas. (Fonte: Escola de EIriz)
O vídeo que se segue é de Susana Luzir. Trata-se de "um livro de fotografia sobre os seus locais preferidos no Marão, visto do lado de Baião, freguesias de Teixeira e Teixeiró".
Refere a autora que "é um livro muito simples, pois é algo muito pessoal e que simboliza a fase da vida que está a passar, daí lhe chamar "o caminho da luz(ir)".
VISITE E APOIE O COMÉRCIO LOCAL
VEJA AQUI O EXEMPLO DE PÁGINA QUE PODE SER DEDICADA À SUA EMPRESA / NEGÓCIO / SERVIÇOS